Corpo de Bombeiros alerta para o risco de afogamento em piscina ou açudes desconhecidos
Clique no botão para ouvir o Podcast.
Com a elevação das temperaturas e a aproximação do verão, é normal que as pessoas busquem diferentes formas de amenizar o calor. Uma delas é entrar em piscinas, rios ou açudes para se refrescar. Mas esta prática pode trazer sérios problemas especialmente se a pessoa não souber nadar ou não conheça o local onde está entrando. Anualmente são atendidas ocorrências pelo Corpo de Bombeiros neste sentido, principalmente com jovens. Afogamentos podem inclusive causar óbito senão tiverem o socorro necessário a tempo.
Para falar sobre o tema, participaram do programa Temática desta quinta-feira, 14/11, o comandante do CBM Vacaria, Sargento Luciano Mayer Rodrigues, o subcomandante Marcos Almeida e o soldado Maurício Carvalho. Na oportunidade, o Sargento Mayer alertou à comunidade também em relação aos perigos do litoral, tendo em vista que grande parte da população se desloca para as praias no final de ano. Ele atua há 27 anos na Operação Golfinho e Maurício há 10. Inúmeros casos poderiam ter sido evitados neste tempo se houvesse mais prudência por parte da população.
Outro assunto debatido durante o programa também foi a importância de ter os planos de prevenção em dia nos estabelecimentos comerciais, os chamados PPCIs.