Conectado - Entrevista com Adivandro Rech - Secretário do meio ambiente
Clique no botão para ouvir o Podcast.
Clique no botão para ouvir o Podcast.
Diariamente pais, alunos, professores, funcionários da escola estadual de Ensino Fundamental Jardim América encontram dificuldades para fazer a travessia da BR 285 (avenida Militar). O grande fluxo de veículos em especial nos horários de entrada e saída dos alunos causa transtornos e aumenta os riscos de acidentes. Preocupados com a situação e em busca de soluções, os estudantes desenvolveram um projeto que apontam algumas propostas para a solução do problema. A iniciativa foi vencedora nas etapas local e regional da Mostra Científica e, em dezembro estará sendo exposta na etapa estadual. O aluno do 7º ano Nicolas Bernardes Somavilla destacou durante entrevista no Temática, que entre as alternativas para melhorar a travessia está a construção de uma passarela e maior sinalização, assim como ciclovia e calçada tátil. O professor Gian Ceccatto acrescenta que seus colegas das disciplinas de educaçção física e de matemática se envolveram neste projeto juntamente com os alunos de 7ºe 9º anos.
O programa temática desta segunda-feira, 18/11, contou com a presença da gerente da agencia do INSS, Ana Paula Peruchin de Souza, e a assistente social do INSS, Renilde Fantin. Na oportunidade alertaram q vários benefícios do BPC vem sendo cancelados pela previdência social devido a falta de atualização dos dados do Cadúnico. A retomada só acontece após a atualização dos dados junto ao Cras do município, outro problema que vem ocorrendo é que as pessoas não estão guardando a senha do gov.br, sem a senha não é possível acessar os programas do Governo Federal.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um programa social do governo brasileiro que garante um salário mínimo mensal a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com a elevação das temperaturas e a aproximação do verão, é normal que as pessoas busquem diferentes formas de amenizar o calor. Uma delas é entrar em piscinas, rios ou açudes para se refrescar. Mas esta prática pode trazer sérios problemas especialmente se a pessoa não souber nadar ou não conheça o local onde está entrando. Anualmente são atendidas ocorrências pelo Corpo de Bombeiros neste sentido, principalmente com jovens. Afogamentos podem inclusive causar óbito senão tiverem o socorro necessário a tempo.
Para falar sobre o tema, participaram do programa Temática desta quinta-feira, 14/11, o comandante do CBM Vacaria, Sargento Luciano Mayer Rodrigues, o subcomandante Marcos Almeida e o soldado Maurício Carvalho. Na oportunidade, o Sargento Mayer alertou à comunidade também em relação aos perigos do litoral, tendo em vista que grande parte da população se desloca para as praias no final de ano. Ele atua há 27 anos na Operação Golfinho e Maurício há 10. Inúmeros casos poderiam ter sido evitados neste tempo se houvesse mais prudência por parte da população.
Outro assunto debatido durante o programa também foi a importância de ter os planos de prevenção em dia nos estabelecimentos comerciais, os chamados PPCIs.
A nova diretoria da CDL de Vacaria foi eleita na noite desta terça-feira, 12/11. Assume novamente a presidência o advogado Fabio Canalli Borges. Ele já esteve a frente da entidade no mandato 2017/2018. Além disso, atua junto ao CDL há mais de 20 anos, quando começou pelo CDL Jovem.
Durante entrevista ao programa Temática desta quarta-feira, Fabio falou incialmente em dar sequência aos eventos que já estão programados até o final do ano, como a entrega do prêmio Mérito Lojista, uma palestra do CDL Mulher e também a promoção Natal Premiado. Até o fim de 2024 ele substitui o então presidente Fabiano Rech que, se licenciou do cargo para concorrer à vice prefeito de Vacaria nas eleições de outubro. Também participaram do programa a vice presidente eleita, Rafaela de Almeida Campos Buskhul e a gestora executiva da CDL, Mônica Guizzo Vieira.
Estão abertas as matrículas para o próximo ano letivo da rede estadual de ensino. Estudantes podem se inscrever até o dia 1º de dezembro através do site www.educacao.rs.gov.br. Além da matrícula, cada aluno vai escolher o tamanho do seu uniforme que receberá em um kit disponibilizado pelo Governo do Estado contendo camisetas, moletom, calças e jaqueta. A ação inédita no Rio Grande do Sul atenderá cerca de 740mil estudantes. A informação foi confirmada pela coordenadora regional de educação, Cristina Boeira Fabris, durante o programa Temática desta terça-feira, 12/11.
Após cinco anos atuando a frente da 23ª Coordenadoria Regional de Educação, a professora Cristina deixará o cargo no dia 26 deste mês. Sendo que no dia dois de dezembro, assume a professora Gilvana Rissardi Baldin.
O programa Temática desta, segunda-feira, 11/11, contou com a presença da psicóloga Neiva Pacheco, e os integrantes dos Alcoólicos Anônimos, Sebastião e Airton. Na oportunidade eles falaram sobre o 11º passo, "Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que o concebíamos, rogando apenas o conhecimento de sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade."