Brigada Militar flagra pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Vacaria
O flagrante aconteceu após denúncia anônima recebida através do telefone 190
Foto: Brigada Militar
Nessa quarta-feira, 13/03, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) e o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) flagrou pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro, em Vacaria. O flagrante aconteceu após uma denúncia anônima recebida através do telefone 190.
Policiais militares estiveram em uma residência onde constataram que pássaros de espécies nativas estavam sendo mantidos em gaiolas. Ao indagar o proprietário, ele confirmou que não possuía o cadastro junto ao Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a criação amadora das aves.
Durante a fiscalização, os policiais encontraram uma gaiola contendo alçapão e um outro alçapão avulso, armadilhas que são utilizadas para capturar pássaros diretamente da natureza. O homem foi detido, sendo lavrado um Termo Circunstanciado. Agora ele vai responder processo criminal e, através do auto de constatação, o Departamento de Fauna da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA-RS) será informado para a emissão de auto de infração e multa.
Durante a ocorrência foram encontrados dois pássaros Trinca-ferro, dois pássaros Azulão e três Canários-da-terra.
Comentários