Brigada Militar desencadeia a operação Shamar de combate a violência doméstica
Baixar ÁudioAtividade faz parte do Agosto Lilás
Foto: Tua Rádio
A maior demanda de ocorrências atendidas pela Brigada Militar são referentes a violência doméstica. Entre os fatores apontados estão um maior conhecimento dos seus direitos por parte das mulheres, o que lhe garante maior proteção, e ainda drogadição e consumo de bebidas alcoólicas por parte dos agressores. São, em média, três ocorrências por dia.
A soldado Ana Paula Rodrigues de Lorenzo, que faz parte da Patrulha Maria da Penha, destaca que a atuação ocorre na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas obtidas pelas vítimas junto ao Poder Judiciário. Esta é uma atividade realizada em Vacaria há dez anos. Neste momento são 119 mulheres que possuem cadastro e vem sendo acompanhadas através dessa patrulha. Ana Paula observa que quando há um descumprimento da medida protetiva, a Brigada deve ser comunicada imediatamente.
A soldado Rodrigues salienta que estão sendo realizadas palestras nas escolas sobre os tipos de violência doméstica. O subcomandante do 10º BPM, major Marcelo Almeida de Souza salienta que os delitos desta natureza, normalmente resultam em prisões dos agressores. Acrescenta que a Brigada Militar está lançando a operação Shamar. O esforço tem como objetivo combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e o crime de feminicídio. As ações acontecem até o final do mês.
Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.
Comentários