Mais de 50% da população vacinável já recebeu a primeira dose em Esmeralda
A vacinação da população é a grande esperança da humanidade para derrotar a pandemia de coronavírus. Em Esmeralda, uma marca significativa no trabalho de imunizar os moradores foi alcançada neste mês: mais de 50% da população vacinável no município já recebeu a primeira dose.
Segundo a mais recente estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Esmeralda possui uma população residente de 3.304 pessoas. A estimativa divide a população nas faixas etárias acima.
Pelos atuais protocolos de vacinação, apenas pessoas com mais de 18 anos devem ser imunizadas contra o coronavírus. Como nestes dados do IBGE pessoas com 18 e 19 anos são contadas na mesma categoria que pessoas com 15, 16 e 17 anos, não é possível estimar com exatidão o total da população com 18 e 19 anos em Esmeralda.
Por isso, para fins estatísticos, a população vacinável em Esmeralda será contabilizada em 2.612 pacientes, que corresponde à soma das faixas etárias acima de 20 anos e inclui as pessoas acima de 15 anos. Obviamente, na faixa etária de 15 a 19 anos nem todos os 271 moradores serão vacinados, pois alguns têm menos de 18 anos, mas, para fins estatísticos considera-se, portanto, que a população vacinável de Esmeralda seja de 2.612 pessoas, embora na realidade este número seja menor.
Até esta semana, Esmeralda já imunizou 1.363 pacientes com a primeira dose contra o coronavírus. O número corresponde a 41,25% do total de moradores do município e a mais de 50% da população vacinável.
- Este percentual pode variar, pois algumas vacinas são testadas em pacientes com menos de 18 anos e podem num futuro próximo receber autorização para serem aplicadas a este público. Mas, pelas atuais regras de vacinação, Esmeralda alcançou o
índice de 50% da população vacinável já imunizada com a primeira dose. Neste contexto de uma pandemia tão severa, atingir essa marca é uma conquista para toda a comunidade – destaca o secretário de Saúde de Esmeralda, Clecius Pacheco.
Outra expectativa da rede pública de saúde é que o governo federal normalize o ritmo de entrega de doses da vacina para que os municípios possam seguir o cronograma de imunização.
Mesmo com mais de 50% da população vacinável já imunizada com a primeira dose, é fundamental que todos os moradores, tanto quem já foi vacinado como quem ainda aguarda a sua dose, sigam as orientações e mantenham todos os cuidados necessários para prevenir o coronavírus, especialmente evitar aglomerações, higienizar-se constantemente e usar máscara facial.
Fonte: Assessoria de Imprensa de Esmeralda
Comentários