Audiência pública discute desassistência aos usuários e desatualização da tabelas dos médicos do Ipe Saúde em Vacaria
O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 29/03, na Câmara Municipal
Na tarde desta quarta-feira, 29/03, foi realizada na Câmara de Vereadores de Vacaria uma audiência pública com o objetivo de discutir e formular exigências ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Ipe) no que diz respeito aos perigos decorrentes da desassistência dos usuários e a desatualização da tabela dos honorários médicos do plano. A ação foi realizada pela diretora do 30º Núcleo do CPERS, vereadora prof. Joara Vieira Dutra, e apoio do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), contando com a participação de diversas autoridades e representantes da comunidade.
Em entrevista à Tua Rádio Fátima, Joara explica que a audiência decorre de um trabalho realizado em conjunto com diversas entidades e associações através da discussão do fechamento da agência do Ipe de Vacaria que contempla todos os municípios da Amucser. Segundo ela, a região ficou sem assistência com a implementação do Ipe Saúde e do Ipe Previdência, sendo que diversos usuários ficaram sem atendimento em determinados procedimentos após a partição do Instituto e do fechamento da agência local. Ela comenta que, apesar da mobilização, não foi obtido êxito no atendimento das exigências.
Na oportunidade, o delegado do Simers em Vacaria, Flávio Guazelli, reforça o grave registro de descredenciamento de médicos, ao passo que diminuiu drasticamente o interesse da classe médica em atender através do plano por questões financeiras. Ele destaca que o Sindicato está realizando audiências em todo o estado para apresentar as propostas aos médicos e elucidar a situação atual do Ipe e da classe médica como um todo. A partir destas informações, deve ocorrer uma assembleia geral em Porto Alegre buscando a tomada das atitudes julgadas necessárias para a melhoria no atendimento e no acesso da população aos serviços médicos na região.
A atualização na tabela de valores, a demora no recebimento pelos serviços prestados e a carência de incentivo para adesão ao programa por parte dos médicos, que decorre em uma piora no atendimento, foram os principais tópicos abordados durante o encontro.
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