Casos de violência contra idosos aumenta com o advento da pandemia
Somente este ano já foram 29 casos registrados
Os casos de violência contra idosos em Vacaria cresceram consideravelmente com o advento da pandemia. Em 2020 foram registrados 30 casos, sendo que somente nos quatro primeiros meses deste ano já são 29 ocorrências. Os fatos chegam através de denúncias ao Ministério Público e encaminhados ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A coordenadora do Creas, Rosi Bonella, informa que num primeiro momento, são identificados familiares, e caso não sejam supridas as necessidades, são dadas novas penas que inclusive podem chegar a detenção dependendo o caso.
A assistente social Mariangela de Oliveira informa que nas visitas, pode ser constatado principalmente o abuso psicológico dos idosos. Muitas vezes também ocorrem maus tratos e ainda realizam empréstimos em nome do idoso ou ficam com a aposentadoria, sem repassar para o devido fim.
A violência contra a pessoa idosa ocorre de várias formas: violência física, psicológica; institucional, patrimonial e sexual, também a negligência, o abuso financeiro e discriminação.
Conforme o Art. 99 do Código Penal, expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado: Pena – detenção de 2 (dois) meses a 1 (um) ano e multa.
Comentários