Vacaria registra 13 focos do mosquito transmissor da Dengue somente no primeiro trimestre deste ano
Baixar ÁudioTodos os focos foram registrados no bairro Jardim América até o momento. Ainda, 31 larvas e 56 ovos foram encontrados
O ano de 2022 encerrou com um marco de 1016 óbitos decorrentes da dengue no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Em Vacaria, somente neste ano 13 focos do mosquito foram reconhecidos, todos no bairro Jardim América, sendo dois em pneus deixados em terrenos baldios e os restante em residências do bairro. Ao total, 56 ovos e 31 larvas foram encontradas.
Em entrevista à Tua Rádio Fátima, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Sandra Ciotta, comenta que somente no mês de janeiro foram registrados 49 ovos e reforça a preocupação que advém destes números, ao passo que, nos últimos anos em Vacaria, os indícios de focos do mosquito eram percebidos apenas a partir dos meses de abril, maio e junho.
Na oportunidade, a coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Tatiane Scariott, explica que o tratamento da dengue é sintomático, ou seja, busca apenas aliviar os sintomas. Ela ressalta, ainda, a importância da prevenção da formação de locais propensos à reprodução do mosquito, ao passo que é importante que cada cidadão adquira e mantenha o costume de evitar água parada, limpar os vasos de planta e impedir que lixos e resíduos se acumulem, a fim de impedir a instalação do Aedes Aegypti nestes locais. Vale lembrar, também, que em caso de suspeita de mosquitos, larvas ou ovos, é possível realizar denúncias e esclarecer dúvidas com a Vigilância através 3231-6450.
No Rio Grande do Sul em 2022 foram registrados 66 óbitos decorrentes da doença, sendo que o mosquito transmissor, marcou presença em pelo menos 90% das cidades gaúchas. Agora em 2023, um óbito relacionado à dengue foi confirmado em Bento Gonçalves.
Comentários