Índices de depressão e ansiedade têm elevação pós-pandemia em Vacaria
Baixar ÁudioEm advento da Pandemia da Covid-19, houve um aumento significativo nos índices de depressão e ansiedade em todo o mundo, devido ao isolamento social, as restrições para prevenir a contaminação, a perda de emprego e dos vínculos com a comunidade.
O psiquiatra Diego Luiz Berton foi o convidado do Programa Temática desta segunda-feira, 25/05, onde falou sobre o assunto, bem como sobre a situação atual de Vacaria em relação ao tema. Na oportunidade, a solidão, o medo de infecção, o luto e sofrimento decorrentes da pandemia foram discutidos. Segundo Diego, a crise financeira também é umas das principais causas destes problemas, sendo que um cenário ideal seria aquele onde a comunidade consegue recuperar a visão otimista do que pode acontecer.
Diego afirma que foi possível notar um aumento significativo na procura por tratamento de ansiedade no consultório. Ele comenta que o retorno à vida social e a volta das atividades presenciais em ambientes como escolar e de trabalho tem afetado, sobretudo, a parcela mais jovem da população.
Segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), no primeiro ano da pandemia de Covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou 25%.
Comentários