Diretor técnico do HNSO afirma que variante da covid-19 que circula em Vacaria é a mais agressiva do estado
Governo do RS fará análise no município para saber o que está ocorrendo
O diretor técnico do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, Dr. Jonatas Accioly Filho, afirma que a agressividade do vírus que circula em Vacaria é maior do que nas outras cidades do estado. A afirmação foi feita durante o programa Temática desta segunda-feira, 24/05.
Ele informa que os pacientes têm pioras drásticas no quadro, principalmente no que diz respeito ao pulmão. Pessoas passam rapidamente de 20% para 50 ou 60% de comprometimento pulmonar. Dr. Jonatas acrescenta que já informou a Secretaria Municipal da Saúde para que seja solicitado um estudo por parte do Governo Estadual em relação ao covid-19 de Vacaria.
Nesta segunda-feira o município contabiliza 142 óbitos em função da doença. A curva móvel de pacientes internados e de mortes é ascendente desde fevereiro. No momento, o hospital tem 129 pacientes, sendo 66 na ala covid.
Por outro lado, o diretor clínico do HNSO, também afirmou que já pode ser observado o efeito da vacinação nas pessoas idosas. Tendo em vista que antes da vacina, a UTI era utilizada quase que integralmente por pacientes acima dos 60 anos. Agora só necessita de atendimento na urgência, o idoso que optou por não receber o imunizante.
O secretário municipal de saúde, Silvandro Porto, informa que a vigilância em saúde do RS já foi contatada. Nos próximos dias deve haver uma testagem em massa em Vacaria, para confirmar a variante da covid-19 que está no município.
Comentários