Psicóloga explica como lidar com a saúde mental em tempos de pandemia e isolamento
Foto: Divulgação
O isolamento social mostrou-se a principal ferramenta para reduzir o número de infectados pelo covid19.
Manter distância, lavar sempre as mãos, encarar novas pressões no dia a dia: o que já é difícil para todos representa um problema gigantesco para quem tem a saúde mental debilitada. As últimas semanas têm sido pesadas, todo mundo só fala e pensa em função do coronavírus. Enquanto muito se discute sobre tratamentos e meios para diminuir a transmissão do vírus, outro ponto importante é o impacto psicológico na vida das pessoas.
Em entrevista a Tua Rádio Fátima, a psicóloga Maria Marlene Faria, salienta que a palavra para lidar com este momento é o equilíbrio. É inegável que a situação é inédita em nossas vidas, que nos põe em contato com nossas fragilidades e muitas incertezas e seria um pouco estranho se não estivéssemos preocupados. Ela afirma que é normal as pessoas estarem com sintomas de ansiedade e ressalta que a forma mais fácil de lidar com tantas mudanças na rotina, é não deixar o medo e a incerteza dominar as emoções, segundo ela, a chave para isso é trocar pensamentos negativos por coisas boas e procurar fortalecer o lado espiritual.
A psicóloga finaliza a entrevista com uma mensagem de como encarar o isolamento de forma leve e tranquila. Ela salienta que devemos cuidar mais das pessoas, mais do nosso interior e acima de tudo procurar o lado positivo de qualquer situação.
A entrevista completa você pode ouvir no PodCast
Comentários