Médicos cubanos deixarão de atuar em Vacaria nesta sexta
Secretária de saúde afirma que substituição será feita até o início de dezembro
Foto: Tua Rádio Fátima
Dos sete profissionais que atuam em Vacaria através do programa Mais Médicos, seis são cubanos e deverão deixar o município na próxima semana. O atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) já deixaram de ser realizados, como a do bairro Kennedy. A partir desta sexta-feira, 23/11, todos os médicos de Cuba deverão deixar de atuar nas UBS dos bairros Jardim América, Imperial/Franciosi, Jardim Toscano, Km 4 e no centro de especialidades, que atende os moradores do bairro Vitória.
Eva Portela entrou em contato com a Tua Rádio Fátima na manhã desta quinta-feira, 22/11, onde relatou que 22 dias após agendar atendimento, ao chegar na unidade básica do bairro Kennedy não foi consultada. Ela faz um apelo para a secretária de saúde e para o prefeito Amadeu Boeira.
Ainda na manhã desta quinta-feira, a secretária afirmou que todos os atendimentos dos médicos cubanos não serão mais feitos a partir desta sexta-feira. Clarice Brustolin comenta que esta é uma determinação do Ministério de Saúde de Cuba e que o processo para contratação de novos profissionais já foi iniciado pelo governo federal. O atendimento deverá ser mantido nos bairros através de um cronograma que está sendo montado, até que os novos médicos assumam as funções, enfatiza a secretária.
Questionada sobre a falta de medicamentos, Clarice Brustolin destacou durante o Conectado que a queda no orçamento pelo atraso de repasses do Estado afetou o serviço. Entre 10 e 15 dias os medicamentos deverão estar disponíveis para a comunidade.
Comentários