Dermatologista orienta sobre cuidados da pele com a chegada do verão
Baixar ÁudioCerca de duas mil pessoas morrem por ano em decorrência de câncer de pele no Brasil
O verão tem início nesta quarta-feira, 21/12, e com ele há a necessidade de redobrar os cuidados com a pele, ao passo que a exposição aos raios solares tende a aumentar neste período. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de duas mil pessoas morrem por ano em decorrência de câncer de pele no Brasil. Com o objetivo de conscientizar sobre a doença que é uma das mais incidentes no país, a Sociedade Brasileira de Dermatologia introduziu o Dezembro Laranja.
Para falar sobre o tema, a dermatologista Gabriela Poglia Fonseca foi convidada à Tua Rádio Fátima. Na oportunidade ela explicou que os cuidados de prevenção devem ser constantes, sobretudo na nossa região onde boa parte da população atua no agronegócio, tendo alta exposição ao sol. De forma objetiva, os cuidados variam desde uma roupa adequada que proteja o corpo, até a necessidade de passar o protetor solar pelo menos duas vezes ao dia, não somente no período da manhã. Ela ressalta que o protetor solar não deve ser escolhido especificamente pelo fator de proteção, sendo o ato de manter a pele protegida durante todo o dia o mais importante.
No que diz respeito às crianças, a dermatologia explica que o protetor solar só pode ser aplicado após os seis meses de idade. Antes disso, a proteção deve ser realizada através de bloqueios físicos, como sombrinhas e panos para barrar a luz do sol. Além disso, protetores específicos para as crianças podem evitar reações indesejadas como alergias e outros problemas na pele.
Comentários