HNSO recebe nova certificação de filantropia
Hospital de Vacaria atende mais de 70% dos pacientes pelo SUS
Foto: RD Fátima
O Hospital Nossa Senhora da Oliveira recebeu nesta quinta-feira,17/11, a certificação de entidade beneficente de assistência social, ou seja, a nova certificação de filantropia. Uma entidade na área da saúde para ser considerada filantrópica precisa comprovar que presta, no mínimo, 60% do atendimento pelo Sistema Único de Saúde(SUS). Conforme a diretora do hospital Nossa Senhora da Oliveira irmã Adelide Canci a entidade vai além da obrigação legal. Em 2015, 84% do atendimento de urgência e emergência, 86% das internações na UTI e 68% das internações gerais foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde, destaca.
Em novembro do ano passado o HNSO mudou de mantenedora e, com isso, obteve um novo CNPJ. O hospital ingressou, então, junto ao Ministério da Saúde com novo pedido de certificação. Nesta quinta, o novo reconhecimento da filantropia foi feito e a concessão foi publicada no Diário Oficial da União.
Com a obtenção de um novo certificado de filantropia e com aumento no valor do repasse de recursos por parte dos municípios está sendo reestabelecido equilíbrio financeiro do hospital Nossa Senhora da Oliveira. A informação é do administrador do HNSO Edson Izolan. Segundo ele a Federação dos Hospitais Filantrópicos está reinvidicando junto ao governo federal a possibilidade de reajustar o percentual para a área da saúde nos próximos meses. Sobre o déficit operacional o administrador destaca ainda que é preciso ficar monitorando a situação nos próximos seis meses.
A diretora do HNSO irmã Adelide Canci informa que no mês que vem serão iniciadas as obras da segunda e última etapa das reformas da ala SUS. Também serão liberados recursos pela Província para melhorias no setor de convênios da entidade.
Comentários