Diretoria do HNSO divulga próximos passos para a implantação do centro de oncologia
Baixar ÁudioAs informações foram repassadas durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 16/08, pelo consultor, Dr. Francisco Ferrer, e pela diretora presidente, Irmã Adelide Canci
A diretoria do Hospital Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria promoveu coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 16/08. Na oportunidade, foram apresentados, dentre diversos assuntos, os próximos passos para a implantação do Centro de Oncologia para atender Vacaria e região. O consultor, Dr. Francisco Ferrer, explica que em reunião recente com a Secretaria Estadual de Saúde, foi levado o projeto, inclusive já aprovado pela vigilância sanitária, sendo a expectativa de que a conclusão aconteça já no próximo ano. Ele reforça a necessidade local da prestação do atendimento oncológico e reafirma que ainda há uma série de aprovações necessárias para que o centro se torne uma realidade. O próximo passo necessário é a aprovação por parte da Comissão Intergestores Regional (CIR) e, posteriormente, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Durante a coletiva, o Dr. Também destacou que, em encontro em Brasília com o Ministério da Saúde, foi entregue projeto para a destinação de cerca de R$5 milhões para a aquisição de equipamentos por parte do HNSO.
Ainda, ele reforça que há a estrutura necessária para a implementação de um Hospital Escola em regime de residência uniprofissional, em um primeiro momento, sendo que já estão ocorrendo tratativas com instituições de ensino em busca de parcerias. De início, o objetivo é possibilitar a residência em enfermagem, ampliando em um futuro para residência multiprofissional.
Também na oportunidade, a diretora presidente do HNSO, Irmã Adelide Canci, pontuou o desejo da instituição de se tornar um Centro de Captação de órgãos, ao passo que a estrutura do município e do próprio Hospital tende a favorecer esta possibilidade.
Outro ponto de destaque na coletiva foi a própria maternidade do Hospital que está sendo trabalhada e deve ser entregue em breve. Vale ressaltar, também, que na visita à Brasília, foram buscados recursos para o custeio da instituição.
Comentários