Nutricionista apresenta orientações para cuidados alimentares no verão
Baixar ÁudioTema foi pauta no programa Temática da Tua Rádio Fátima nesta semana
A chegada do verão e das altas temperaturas é comumente associada às férias e festividades da época. Segundo a nutricionista Camila Longhi, este fator acaba contribuindo, também, para uma piora no que diz respeito aos hábitos alimentares, o que pode trazer prejuízos à imunidade e diversos outros âmbitos. Em entrevista à Tua Rádio Fátima, Camila explica que o foco deve ser chegar ao verão já com a saúde em dia, não sendo preciso se restringir, porém mantendo os cuidados alimentares durante o todo o ano.
Segundo ela, é comum que no verão a quantidade de alimento necessária diminua por conta da temperatura, em contraste com o inverno, quando a necessidade de calorias é maior. Sendo assim, é preciso ter cautela quanto aos alimentos consumidos neste período, evitando frituras, sódio em excesso e semelhantes que podem contribuir com a desidratação do organismo. Ainda, consumir frutas em variedade é essencial para manter o corpo saudável nesta época do ano.
Também durante a entrevista, a nutricionista relata que a pandemia impactou a dieta das pessoas de diversas formas. Por um lado, a preocupação com a saúde aumentou. Por outro, houve uma piora na alimentação de crianças e adolescentes que adquiriram ou fortaleceram o hábito de se alimentarem enquanto são distraídos pelo celular ou pela televisão. Vale ressaltar, portanto, a importância de buscar a orientação de um profissional da área em casos onde a alimentação precisa de maiores cuidados.
Comentários