CAPS Vacaria intensifica ações de saúde mental e prevenção ao suicídio
Baixar ÁudioManter distância, lavar sempre as mãos, encarar novas pressões no dia a dia: o que já é difícil para todos representa um problema gigantesco para quem tem a saúde mental debilitada. Os últimos seis meses têm sido pesadas, todo mundo só fala e pensa em função do coronavírus. Enquanto muito se discute sobre tratamentos e meios para diminuir a transmissão do vírus, outro ponto importante é o impacto psicológico na vida das pessoas.
Durante o mês de setembro, conhecido como SETEMBRO AMARELO, o CAPS Vacaria intensifica ações de saúde mental, valorização da vida e prevenção ao suicídio. Em números divulgados, são registrados mais de 12 mil suicídios no Brasil por ano. Em jovens, cerca de 96% dos casos estão relacionados a depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias. Segundo o enfermeiro e coordenador do Caps, Cledson Padilha Vieira, em Vacaria houve reflexos também de aumentos de problemas de saúde mental, devido a pandemia, alguns fatores como a ansiedade, irritação e alteração de sono, estão exigindo maiores cuidados com a saúde mental.
A psicóloga Mariane Ferreira, destaca que o setembro amarelo é uma forma de mostrar para as pessoas, que elas podem pedir ajuda e que elas não precisam guardar a dor sozinhas. Ela ainda fala da importância de que neste momento as pessoas cuidem da saúde física e mental, que elevem os pensamentos imaginando que tudo isso vai passar. E ressalta, se não esta fácil de encarar o momento sozinhos, busquem ajuda, através de atendimento profissional.
Comentários