Médico ressalta a importância da prevenção no combate ao câncer
04 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer
Foto: RD Fátima
O Dia Mundial do Câncer é celebrado anualmente em 4 de fevereiro. O objetivo desta data é fazer com que toda a sociedade discuta este assunto, com a principal missão de ajudar a controlar esta doença que mata milhões de pessoas ao redor do mundo. O Dia Mundial do Câncer foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, e desde então trabalha para que o maior número de pessoas tenha informações sobre a doença, ajudando principalmente na sua prevenção. O médico oncologista Tulio Trevisan abordou o assunto no Temática desta sexta-feira,14/02.
A definição de câncer é complexa mas está relacionado diretamente a divisão irregular de células explica o médico. O tipo de câncer que mais tem incidência é o de pele.
De acordo com dados da organização internacional, a doença é a segunda principal causa de morte no mundo, sendo que em torno das 70% das mortes ocorrem em países de baixa e média renda, como o Brasil.
Cerca de um terço das mortes por câncer está relacionado ao alto índice de massa corporal, ao baixo consumo de frutas e vegetais, à falta de atividade física e ao uso de álcool e de tabaco, principal fator de risco para o desenvolvimento de tumores, de acordo com a OMS.
A entrevista do médico Tulio Trevisan está no Podcast
Comentários