Dia da enfermagem: o desafio de aliar profissionalismo e amor no cuidado com a vida de pacientes
Enfermeiros do HNSO estiveram na Tua Rádio Fátima para relatar a rotina diária de atenção com as pessoas que são internadas na instituição
O dia mundial do enfermeiro não pode ser considerado apenas mais uma data comemorativa. A rotina de cuidar de outras pessoas e o desafio de aliar o profissionalismo ao tato humano revelam uma grande mistura de responsabilidade, dedicação, competência, ética e amor a profissão.
Nesta quarta-feira, 12/05, para homenagear esses profissionais tão valorosos e que prestam serviços tão importantes para nossa comunidade, o programa Conectado tratou sobre o tema. A coordenadora de enfermagem da emergência do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, Franciele Ziliotto Ribeiro e o enfermeiro coordenador do controle de infecção e que também atua na agência transfusional, Juliano Borges de Souza comentaram a respeito da rotina dentro da instituição de saúde que atende toda a região.
Franciele é enfermeira há nove anos, mas atua no HNSO há 17. Viu muita coisa acontecer, muitas evoluções na área da saúde. Na emergência, a rotina é intensa, nunca se sabe em qual estado os pacientes chegam dentro de uma ambulância. Durante o período de pico da pandemia atuou na UTI Covid. Ela fala que a partir daquela situação, mudou o jeito de encarar a vida. Franciele afirma que vive cada dia como se fosse o último.
Já o Juliano atua há sete anos no ramo da enfermagem. No setor de controle de infecção tem contato diário com todos os funcionários do hospital. Ele também acrescenta que o amor pela profissão faz com que os desafios diários sejam superados por toda a equipe.
Enfermeiros e enfermeiras celebram a data mundialmente em 12 de maio. A homenagem é para Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.
Comentários