Pacientes relatam problemas intestinais após o período de infecção da covid-19
Embora não seja a maioria, uma parcela das pessoas precisam buscar atendimento de especialistas nesta área
Muitas pessoas que já tiveram a covid-19 apresentam diversos sintomas ou complicações posteriores que carecem da mesma atenção que a doença. É a chamada síndrome pós covid. Conforme estudos, até 80% dos recuperados sentem ao menos um sintoma até quatro meses depois do fim da infecção.
Casos graves da doença, que exigiram internação e UTI, tendem a abalar mais o organismo no longo prazo. Mas a verdade é que os episódios leves também podem deixar marcas prolongadas.
Um dos fatos observados é sobre sintomas intestinais naquelas pessoas que, quando tiveram a doença já havia quadro de diarréia ou cólicas abdominais. Algumas delas continuam com sintomas intestinais após o período da covid-19. Conforme o médico gastroenterologista, José Luiz Felippi, esses pacientes relatam que o intestino não voltou ao normal. Ele afirma que se houve inflamação, causando dano no intestino, tenta-se o mesmo tratamento que já era feito para as doenças intestinais antes da pandemia.
É importante ressaltar que mesmo após passar o tempo de infecção do coronavírus, é necessário continuar com o acompanhamento médico para prevenir problemas futuros.
Comentários