Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Audiência pública trata sobre mudanças na comercialização de produtos de origem de animal

por Rafael Vargas

Estabelecimentos tem prazo até junho de 2018 para se adequarem

Audiência aconteceu na Câmara de Vereadores
Foto: RD Fátima

O Decreto Estadual nº 23.430 de 1974 conhecido como Código Sanitário Estadual sofreu alterações em outubro de 2016 quanto à comercialização de produtos de origem animal em supermercados, açougues, padarias e demais estabelecimentos comerciais de alimentos.

As principais mudanças na legislação são voltadas aos setores de açougues e fiambrerias, estabelecendo dois tipos de classificações para estes setores. Com a alteração da norma os açougues e fiambrerias passam a ser classificados como tipo A1 ou tipo A2. Os estabelecimentos terão até junho de 2018 para se adequarem as normas destaca a enfermeira Rosana Neri da Vigilância em Saúde de Vacaria.

A médica veterinária Micheli de Oliveira explica como foram classificados os estabelecimentos. Os estabelecimentos tipo A1 ficam autorizados a realizar as atividades de porcionar, beneficiar carnes retirando excessos de gordura e ossos, fracionar, de fatiar, de embalar, de reembalar e de rotular: carnes e similares, produtos de fiambreria como queijos e fiambres, desde que já inspecionadas na origem, para serem comercializados no autosserviço ou no balcão de atendimento do próprio estabelecimento.

Já os estabelecimentos tipo A2, são autorizados a armazenar, porcionar, beneficiar carnes retirando excessos de gordura e ossos, fracionar, fatiar e vender carnes e similares; produtos de fiambreria, como queijos e fiambres, já inspecionadas na origem, podendo apenas porcionar e fatiar, conforme pedido do consumidor.

No entanto para cada tipo de estabelecimento existem exigências diferenciadas conforme a norma. A legislação alterada está mais rígida, estabelecendo algumas proibições como: O armazenamento de fiambres, embutidos e derivados do leite fatiados e fracionados nos estabelecimentos A2, devendo as sobras do dia ser descartadas. Proíbe todos os açougues e fiambrerias de realizarem a industrialização de alimentos, a adição de temperos, sal, a produção de embutidos e carnes empanadas; A abertura das embalagens originais de miúdos de todas as espécies e das embalagens de carne de aves, que deverão ser vendidas fechadas.

Uma audiência pública foi realizada nesta quarta-feira, 09/08, no plenário da Câmara de Vereadores de Vacaria. Além de serem repassadas as orientações aos comerciantes também foi elaborado um conjunto de propostas que serão analisadas pelos órgãos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais