CAPS de Bom Jesus passará a ser referência de atendimento para três municípios da região
Com essa Habilitação, o CAPS I passa a ser referência também para os municípios de Jaquirana, São José dos Ausentes e Monte Alegre dos Campos
Foto: Divulgação
O Ministério da Saúde aprovou essa semana as propostas de Habilitação e Incentivo para funcionamento do CAPS I em Bom Jesus. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são lugares onde oferecem serviços de saúde abertos para a comunidade, e possui uma equipe diversificada trabalhando em conjunto para atender às necessidades de saúde mental das pessoas, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Esse serviço está disponível em Bom Jesus desde 2001, porém atendia a nível ambulatorial, sem recursos destinados pelo Ministério da Saúde. A partir desta habilitação, o CAPS passa a ser reconhecimento pelo Governo Federal e irá ampliar a oferta de atendimentos para os municípios da região, sendo especialmente focados em ajudar em situações difíceis ou no processo de reabilitação psicossocial. Os CAPS são divididos em diferentes modalidades, conforme o número de habitantes de cada município. Com essa Habilitação, o CAPS I passa a ser referência também para os municípios de Jaquirana, São José dos Ausentes e Monte Alegre dos Campos.
Conforme o Secretário de Saúde Vagner Biazus, essa é uma conquista histórica para Bom Jesus e região, que vem sendo pleiteada há bastante tempo. Com o recurso mensal destinado para o CAPS pelo Ministério da Saúde, será possível melhorar ainda mais a estrutura física e ampliar os atendimentos. Um médico psiquiatra passará a atender uma vez por semana no CAPS. “Estávamos há bastante tempo procurando um médico psiquiatra para atender nossa demanda, onde os pacientes eram encaminhados para Passo Fundo ou Caxias do Sul para consultas. Agora, após incansáveis buscas por esse profissional, foi possível essa contratação que beneficiará ainda mais nossa população”, destaca a Coordenadora e Psicóloga do CAPS, Laura Velho.
O CAPS I atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 15 mil habitantes. Diante dessa demanda, foi possível a Habilitação e o Incentivo pelo Ministério da Saúde para a ampliação de atendimento aos demais municípios.
A partir da publicação da Portaria de Habilitação no Diário Oficial da União, a Secretaria de Saúde tem o prazo de 90 dias para fazer as melhorias necessárias e implantar o serviço. Neste período haverá diversos encontros entre os Secretários e Prefeitos dos municípios de Bom Jesus, Jaquirana, São José dos Ausentes e Monte Alegre dos Campos para negociação e reorganização dos fluxos de atendimentos dos pacientes.
Comentários