Fazer uma relação de todas as pessoas prejudicadas e buscar reparar os danos a elas causados é um dos passos de Alcoólicos Anônimos
Tema foi apresentado pela psicóloga Neiva Pacheco nesta segunda-feira
O oitavo passo de Alcoólicos Anônimos fala sobre “Fazer uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e dispuser-nos a reparar os danos a elas causados”. Este foi o assunto do programa Temática desta segunda-feira, 09/08, com a psicóloga Neiva Pacheco.
Ela fala sobre a necessidade de reconhecer a miséria moral e financeira em que a pessoa chegou para que a partir disso, possa buscar reparar os prejuízos proporcionados nas relações, especialmente nas familiares. Outro forte obstáculo é a perspectiva de entrar em contato com as pessoas envolvidas. Medo e orgulho também procuram impedir que seja feita uma relação de todas as pessoas. Alguns alcoólicos podem pensar que não chegaram a prejudicar ninguém e acreditam que apenas um pedido banal de desculpas será suficiente. Esta posição só poderá ser alterada pela análise profunda e honesta das motivações e ações.
O caminho a ser seguido para deixar o alcoolismo é longo e muitas vezes pode ser turbulento. Mas o primeiro passo a ser seguido é o de compreender a situação e, entender que não é feio buscar o auxílio do grupo de Alcoólicos Anônimos, muito pelo contrário. Poderá ser a única oportunidade de ajuda em que ninguém irá julgar as atitudes daquela pessoa.
Comentários