Campanha aborda a importância da prevenção da saúde mental
Janeiro Branco foi criado em 2013
Foto: RD Fátima
Em outubro de 2013, inspirados pela Campanha Outubro Rosa daquele ano, psicólogos e psicólogas de Uberlândia (MG) tiveram uma ideia: “virada de ano é um período em que as pessoas entram em um movimento espontâneo de avaliação das suas próprias vidas e, Janeiro, o primeiro mês do ano, é um mês terapêutico por natureza. Vamos, então, aproveitá-lo e instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes.”
A ideia era aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais saúde mental em suas vidas.
Assim nasceu a Campanha Janeiro Branco – uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à saúde mental. A psicóloga Mariani Ferreira do Centro de Atenção Psicossocial de Vacaria destaca que o tema da campanha este ano é Precisamos Falar sobre Saúde Mental. A psicóloga acrescenta que a prevenção é relevante quando se trata desse tema.
A coordenadora do CAPS Fernanda Fanchetti observa que todos podemos fazer uma retrospectiva do ano anterior e definir algumas estratégias para melhorar a saúde mental em 2020. A entrevista completa está no Podcast.
Comentários