Serviço de Assistência Especializada( SAE) tem 372 pacientes cadastrados com HIV
Baixar ÁudioO município de Vacaria é referência regional para os Campos de Cima da Serra no tratamento e acompanhamento para portadores de HIV/Aids, através do Serviço de Assistência Especializada. Sendo também referência para tuberculose, hanseníase e hepatites virais. São desenvolvidas ações de promoção à saúde e prevenção, além de disponibilizar teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C, acompanhados de aconselhamento pré e pós testagem para a população.
Existe tratamento para o HIV e isto ajuda na qualidade de vida. Ser portador de HIV não impede as pessoas de seguirem normalmente sua rotina diária. Mas vale ressaltar que o acompanhamento especializado e o tratamento em dia, é de suma importância.
Hoje o SAE tem cadastrados, 372 pacientes e segundo a médica Angela Tramontina, esse número sempre aumenta. Vacaria 256 pacientes, Bom Jesus 45 ,Esmeralda 7, São José dos Ausentes 4, Jaquirana, Monte Alegre e Muitos Capões 3 pacientes em cada município e Pinhal da Serra e Campestre 1 paciente em cada município.
Sobre o atendimento do SAE aos pacientes com Tuberculose a médica explica que em Vacaria os pacientes tem apresentado um diagnóstico tardio. E ressalta que é extremamente importante manter o acompanhamento e o tratamento da tuberculose até o final. O tratamento completo previne a transmissão para outras pessoas, evita complicações e leva à cura da doença. Basta realizar o tratamento que é disponibilizado pelo sistema único de saúde(SUS).
Diante da pandemia do Coronavírus, o tratamento para Tuberculose ganha ainda mais importância, pois quando o vírus atinge pessoas que tem ou já tiveram Tuberculose, existe uma maior probabilidade de agravamento da Covid-19.
O SAE – Serviço de Assistência Especializada tem sede no Posto de Saúde da Júlio de Castilhos. Endereço: rua Júlio de Castilhos, 930 Centro – Vacaria RS
Comentários