Médica endocrinologista ressalta a importância no cuidado com a diabetes
Diabetes tipo 1 e 2 têm algumas diferenças mas ambas merecem atenção do paciente
Diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo. É uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células.
A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura). Na verdade, não se trata de uma doença única, mas de um conjunto de doenças com uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue provocado por duas diferentes situações:
Diabetes tipo 1: O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, isto é, exige a aplicação de injeções diárias de insulina.
Diabetes tipo 2 – As células são resistentes à ação da insulina. A incidência da doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade;
Quem explicou sobre o tema nesta manhã em entrevista à Tua Rádio Fátima foi a médica endocrinologista Marcia Murussi.
Ainda podem ocorrer a diabetes gestacional e também diabetes associados a outras patologias como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos etc.
As informações foram retiradas do portal do Dr. Drauzio Varela.
Comentários