Febre Amarela avança na região dos Campos de Cima da Serra
Após a morte de diversos bugios e a cidade de Pinhal da Serra realizar exames para confirmação da causa da morte, na última semana o município decretou que havia entrado para a área de risco de transmissão de Febre Amarela.
A situação que não era preocupante, mudou de posição quando mais 03 municípios encontraram outros animais mortos, como é o caso de Muitos Capões, Barracão e Monte Alegre dos Campos, os mesmos estão aguardando os resultados dos exames para comprovação. Porém, este fato já coloca o Estado e principalmente os Campos de Cima da Serra em alerta.
A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. Os sintomas, em geral, surgem até 6 dias após a picada pelo mosquito infectado. A pessoa pode apresentar febre alta (maior que 37,8 ºC) e de início súbito, mal estar, dor de cabeça, dor muscular, calafrios e icterícia (coloração amarela da pele e olhos). Podem surgir também náuseas, vômitos e diarreia.
A vacinação é a melhor forma de se proteger da doença. A dose unica da Vacina da Febre Amarela integra o calendário de vacinação do Ministério da Saúde e é fornecida pelo (SUS), desde 2009. A grande população realizou a vacina neste período, porém que ainda não tem comprovação, deve procurar os postos de saúde para receber as orientações.
Comentários