Urologista ressalta importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de próstata
Baixar ÁudioCerca de 65.800 novos casos de câncer de próstata são esperados para este ano no Brasil
O Câncer de próstata é o mais incidente em homens após o câncer de pele e o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão. Segundo o Sistema de Informação Sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, entre os anos de 2019 e 2021, foram registrados mais de 47 mil óbitos em razão deste tipo de tumor no Brasil. No ano passado, mais de 16 mil homens morreram em decorrência da doença, o que corresponde a mais de 40 mortes por dia no país.
Para dar luz ao tema, foi criada a campanha Novembro Azul que também tem o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce que pode ser feito tanto através de exame de sangue, quanto de toque.
Em entrevista à Tua Rádio Fátima, o urologista Dr. Cristiano de Camillis Antonini explicou que doenças de próstata têm prevalência muito alta na população masculina a partir dos 50 ou 60 anos de idade. Ele ressaltou, ainda, que o diagnóstico da doença em fase inicial aumenta muito as chances de cura.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 65.800 novos casos de câncer de próstata são esperados para este ano.
Comentários