Liga Feminina de Combate ao Câncer realiza campanha alusiva ao Novembro Azul
O câncer de próstata é o câncer que mais afeta a população masculina no país, depois do câncer de pele não melanoma. Somente em 2018, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), eram esperados 68.220 novos casos da doença no Brasil.
Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. No entanto, para que isso seja possível, há um grande desafio: superar o preconceito. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata. De acordo com o Inca, a cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata.
O tratamento do câncer de próstata depende de vários fatores, como estado atual de saúde do paciente e o estadiamento do câncer. Normalmente os tratamentos mais adotados são a cirurgia e a radioterapia. Em função disso, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Vacaria também realiza ações para retificar a importância da prevenção nos homens. A presidente da entidade, Maria Maciel Gil enfatiza o alerta para que sejam feitos os exames periódicos para evitar problemas futuros.
Este é o primeiro ano em que a Liga está lançando a camiseta alusiva ao novembro azul, com o lema “Nunca deixe a sua saúde de lado”. Elas estarão disponíveis para aquisição na sede da entidade.
Comentários