Importância da mulher valorizar sua saúde é destacada em palestra sobre o Outubro Rosa
Médica Sandra Bortolon evidencia as formas de prevenção de cânceres
Foto: RD Fátima
O Outubro Rosa é um movimento internacional que foi evidenciado na primeira corrida pela cura de Nova Iorque em 1990, após surgirem pequenas ações de saúde que destacavam a prevenção ao câncer de mama. No Brasil, começou a ser enaltecido em 2002 quando um grupo de mulheres com o apoio de uma empresa de cosméticos iluminaram o monumento do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, com a cor rosa. Após 15 anos, a proposta ainda continua movimentando o mundo quando trata-se da prevenção e tratamento dos cânceres de mama e colo de útero.
Diversas atividades marcam o mês em Vacaria. A programação teve início nesta segunda-feira, 02/10, com missa em ação de graças na Catedral Nossa Senhora da Oliveira. Nesta terça-feira, 03/10, a médica Sandra Bortolon realizou palestra e mesa redonda sobre a autoestima da mulher mastectomizada e prevenção do câncer. O evento contou com a participação de mulheres que passaram ou estão em tratamento da doença. A médica destaca a importância da mulher valorizar e cuidar da saúde. Ela ressalta que apesar do aumento de ações e exames preventivos, ainda existe a falta de consciência e valorização por parte das pacientes.
Na tarde desta quarta-feira, 04/10, voluntárias e a ala jovem da Liga Feminina de Combate ao Câncer desenvolvem ação na tenda Outubro Rosa e Novembro Azul 2017. No sábado, 07/10, às 10h acontece caminhada pela vida e pela paz.
Comentários