Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Quase 500 pessoas de Vacaria realizam tratamento contra a AIDS atualmente

por Neto Ferreira

Preconceito com a doença ainda é muito presente na sociedade, o que faz com que muitas vezes os moradores não procurem a ajuda que é gratuita

Foto: Tua Rádio

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana que, sem o tratamento antirretroviral adequado, afeta e destrói células específicas do sistema imunológico, tornando o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção pelo HIV leva à AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana).

Ainda não há cura para este vírus, o que significa que uma vez infectada, a pessoa viverá com o vírus para sempre.

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Vacaria, integra a Secretaria Municipal de Saúde e trata e da apoio a pacientes portadores de algumas doenças, entre elas a AIDS. Atualmente são 480 pessoas atendidas. Somente este ano foram registrados 23 novos casos.

Conforme a psicóloga Eliane Schenkel, apesar de o tratamento ser facilitado e gratuito, ainda são registrados óbitos em função da doença. Somente em Vacaria foram oito. Outro indicador que preocupa é o número de gestantes, atualmente são 13.

A médica Angela Mezzomo Graziotin, fala que o tratamento evoluiu. Hoje o primeiro tratamento consiste em apenas dois comprimidos ao dia. Ela afirma que o preconceito ainda é muito presente na sociedade o que, inclusive, tem relação direta com o número de mortes.

A coordenadora do SAE, enfermeira Deise Pelissari, ressalta a importância da população realizar a testagem do HIV com mais frequência. Tendo em vista que a partir do momento da detecção, o tratamento pode ser iniciado evitando problemas futuros.

Vacaria tem pacientes com AIDS de todas as idades, desde crianças até um idoso com 75 anos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais