Vacaria e Bom Jesus são os municípios que mais registram aumento nos casos de AIDS
Baixar ÁudioSistema de saúde realiza acompanhamento de pessoas das mais diversas idades.
Foto: Divulgação
1° de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Por muito tempo o assunto foi tabu entre as pessoas. Com o aumento de contaminados e o avanço de pesquisas e estudos o acesso a informação ganhou espaço nas comunidades, tanto através campanha preventivas, quanto na testagem da população. Nos Campos de Cima da Serra as cidades de Vacaria e Bom Jesus são as que apresentam aumentos de contaminação. De acordo coma enfermeira coordenadora do Serviço de Assistência Especializada da Secretaria de Saúde de Vacaria, Fernanda Zanotto Scopel, o numero pode ser anda maior, pois diversos pacientes optam por fazer acompanhamento em outras cidades e em alguns casos, até em outros estados.
Fernanda destaca que é importante perder o medo de fazer o teste e conhecer a estrutura criada para atender os pacientes. Alem da discrição, uma equipe multidisciplinar é treinada e constantemente atualizada para garantir um atendimento qualificado aos pacientes.
Segundo dados do cadastro, atualmente em Vacaria são cerca de 400 pacientes atendidos e em Bom Jesus 50. O acompanhamento é disponibilizado para todas as idades, o paciente mais novo é recém-nascido e o mais velho tem 80 anos. Atualmente a medicina garante que possível ter qualidade de vida, mesmo com AIDS. Para isso, a medicação continua e o acompanhamento médico é imprescindível.
Comentários