Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Capuchinhos fazem campanha para buscar doações a atingidos por furacão no Haiti

por Aldoir Santos

Interessados em doar poderão fazer em conta aberta no Banco do Brasil

Frei Cleonir esteve no Temática desta quarta-feira
Foto: RD Fátima

A missão dos Capucinhos no Haiti começou em 2007 e desde lá os freis já enfrentaram as dificuldades provocadas por um terremoto em 2010, e mais recentemente por um furacão. Igrejas, posto de saúde e escolas além de uma moradia das irmãs religiosas foram danificadas. A área atingida pelo fenômeno é Les Cayes a mesma de atuação dos freis Capuchinhos. A região é muito pobre. Mais de mil pessoas morreram quando da passagem do furacão.O provincial frei Cleonir Dalbosco informa que quem quiser poderá colaborar com doações para os atingidos no Haiti. Foi aberta uma conta corrente no Banco do Brasil, agência 1487-7, conta corrente 26792-9. As doações podem ser entregues também nas paróquias administradas pelos freis Capuchinhos.

Além do envio de recursos para a reconstrução das instalações da missão – escolas, igrejas, postos de saúde, entre outros -, os Capuchinhos do RS, segundo informou o ministro provincial, Frei Cleonir Paulo Dalbosco, estão planejando o envio de mais freis para o Haiti, pelo período de alguns meses, para auxiliar na tarefa de reconstrução e de atendimento às necessidades de toda a população que sofreu as consequências do furacão. Estima-se que os próximos tempos serão de grande crise e fome, pois todo o ecossistema (plantações, hortas, árvores frutíferas, animais...) foi destruído; a terra foi lavada pelas fortes chuvas e houve transbordamentos de rios.

120 anos

As comemorações dos 120 anos da presença dos freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul serão concluídas nos dias 27 e 28 de dezembro em Garibaldi. Nos últimos meses foram realizadas diversas homenagens e ações para comemorar a data nos municípios em que os Freis estão presentes e ainda na Assembleia Legislativa e Senado. O encerramento será no berço da chegada dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul e deverá contar com a presença dos frades que atuam no estado e em Rondônia, Mato Grosso e Haiti. O províncial frei Cleonir Dalbosco ressalta que o lema desse ano é Gratidão, Paixão e Esperança. Acrescenta que a província está agradecida por todas as homenagens recebidas. No estado atuam 180 freis, no Mato Grosso e Rondônia são 45 e no Haiti 17. Frei Cleonir destaca que tem recebido muitos pedidos para a atuação dos freis mas que seria necessário mais vocações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais