Roteiro de Celebração para o 30º Domingo Tempo Comum
A salvação é um dom de Deus. Celebração para 27 de outubro de 2019
ACOLHIDA
Animador: Na alegria do nosso encontro para juntos celebrarmos fé e vida, acolhemos a todos desejando paz e bem. Concluímos, neste dia, o mês missionário. Tenhamos presente o Sínodo que acontece em Roma e que nos pede para cuidarmos melhor da Amazônia. Acolhemos a procissão de entrada cantando.
ATO PENITENCIAL
Animador: Confiantes na misericórdia do Pai, peçamos perdão.
-Pelas vezes que nos colocamos em destaque por nos considerar mais importantes do que os nossos irmãos, Senhor, tende piedade de nós.
-Por vivermos nossa fé de maneira superficial, sem nos preocuparmos com a nossa salvação, Cristo, tende piedade de nós.
-Por não vivermos a missão de levar a Boa Nova a todos os irmãos, Senhor, tende piedade de nós.
GLÓRIA
Animador: Glorifiquemos a Deus pelos irmãos que assumiram a missão de promover ações que ajudam a cuidar da ecologia e da vida dos irmãos. Cantemos.
LITURGIA DA PALAVRA
Animador: A liturgia nos deixa claro que a salvação é dom de Deus e como podemos alcança-la. Escutemos com atenção.
1ª Leitura: Eclo 35,15-17.20-22ª
2ª Leitura: 2Tm 4,6-8.16-18
Evangelho: Lc 18,9-14
REFLEXÃO
- Estamos vivendo o Mês Missionário Extraordinário, período que convida à reflexão e nos ajuda a renovar e fortalecer nossa fé. A partir das leituras ouvidas, podemos refletir: O que é ser pobre e o que é ser rico? Quem é pecador? Como nos vemos e como Deus avalia nossas atitudes? O que ele espera de cada um de nós? Como será nosso julgamento?
- A primeira leitura nos mostra que Deus é um juiz que não discrimina ninguém e sempre escuta a oração de quem o procura com fé, não importa se é rico ou pobre de bens materiais, o que ele quer é que cada um de nós siga sua Palavra, vivencie seus ensinamentos e tenha profundo amor por ele e pelos irmãos.
- A parábola contada por Jesus no Evangelho, nos mostra que muitos confiam na sua própria justiça, como é o caso do Fariseu que eleva sua oração vangloriando-se a si mesmo e a própria maneira de agir, o que não é da vontade de Deus, pois é o cobrador de impostos que se reconhece humilde e pecador que alcança a misericórdia do Pai. Isso nos mostra que todos nós podemos merecer a misericórdia, a medida que seguimos sua Palavra, reconhecemos com humildade nossas falhas e fraquezas e perseveramos nas boas obras.
PRECES DA COMUNIDADE
Animador: Apresentemos a Deus as nossas preces, pedindo: Senhor, escutai a nossa prece!
1-Pela Igreja, para que anuncie ao mundo a mensagem de Jesus, promovendo a paz e a união, pedimos.
2-Por todos os homens e mulheres que assumiram a missão de promover a fé e a salvação, dom de Deus, pedimos.
3-Por nossa comunidade, para que viva este momento de oração como um encontro com Deus e com os irmãos, pedimos.
4-Por todos nós, para que saibamos cuidar da natureza, dom de Deus e responsabilidade nossa, pedimos.
OFERTÓRIO
Animador: Ao Senhor oferecemos as ações dos que, humildemente, trabalham promovendo o encontro da fé e da ação em favor da natureza e dos irmãos. Cantemos.
COMUNHÃO
Animador: A salvação é dom de Deus. Ao comungarmos buscamos o fortalecimento da nossa fé para continuarmos nossa missão como promotores da paz. Cantemos.
Comentários