Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

So tu tens palavras de vida eterna

por João Romanini

Celebração liturgica do 21º Domingo do Tempo Comum - 25/08/2024

Foto: Divulgação

VIGÉSSIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO  COMUM – 25/08/2024

SÓ TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA

ACOLHIDA:

Animador: Queridos Irmãos e irmãs em Cristo, sejam todos muito bem vindos. Hoje, com alegria celebramos a vocação do Catequista – e de todas as lideranças dos diversos serviços e ministérios de nossas comunidades. Ele nos chamou pelo nome, nos seduziu e nós nos deixamos seduzir, e estamos dispostos a renunciar a nós mesmos, segui-lo com fidelidade e continuar, em seu nome, anunciar e refletir a enorme importância de termos um dia sido escolhidos por meio do Pai para seguir Jesus e acreditar em suas Palavras de vida eterna. Iniciemos nossa celebração cantando.

 

ATO PENITENCIAL.

Presidente: Pedimos perdão a Deus porque nem sempre valorizamos a missão evangelizadora dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, em especial aqui em nossa comunidade. Suplicando o perdão de Deus, cantemos.

 

HINO DO GLÓRIA

Animador: O Senhor fez e faz maravilhas através da disponibilidade de tantos leigos e leigas que respondem ao chamado do Senhor e vivem com alegria e gratuidade sua vocação de Discípulos Missionários de Jesus. De forma vibrante cantamos.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Js 24,1-2.15-18

Salmo Responsorial: Provai e vede quão suave é o Senhor!

Segunda Leitura: Ef 5,21-32

Evangelho: Jo 6,60-69

REFEXÃO:

- Todo batizado é discípulo, seguidor do Mestre Jesus Cristo, é ungido e consagrado como missionário junto ao povo, em sua família e em sua comunidade. Para resgatar e alimentar nossa vocação de discípulos missionários, sempre, renovadamente temos que colocar-nos na escola de Jesus.

- A primeira leitura deste domingo nos apresenta um grande líder do povo, Josué, que sucedeu Moisés na condução do povo na conquista da terra prometida, que é um mundo sem senhores e escravos, uma terra sem males, uma terra de irmãos. Quando percebeu que o povo, por abandonar o Deus Libertador e seus mandamentos, estava se dividindo, seguindo suas ambições e paixões, deixando-se dominar pelo espírito de competição e egoísmo, Josué, imediatamente convocou uma grande assembleia, um “Sínodo” para despertar o povo, abrir seus olhos a fim de dar-se conta do caminho equivocado que estavam tomando, e exigindo do povo uma decisão: ou servir ao Deus verdadeiro, ou seguir os falsos deuses, os ídolos que o mundo oferece e que dominam o coração humano. Diante do testemunho e da firmeza do líder Josué, o povo é unânime em afirmar que querem servir ao verdadeiro Deus, o Deus da Libertação, afirmando: “Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servirmos deuses estranhos. Nós serviremos o Senhor, porque ele é o nosso Deus”. Esta decisão foi e é, em todos os tempos, de fundamental importância para que o projeto de Deus aconteça. E o projeto de Deus é participação de todos, liberdade, igualdade, fraternidade, comunhão, alegria, paz, esperança e vida em abundância para todos.

- Mas, por vezes, há lideranças negativas que fazem de tudo para atrapalhar e prejudicar o trabalho dos outros, dividindo e enfraquecendo a comunidade. Entre os discípulos de Jesus, há os que abraçam o projeto de Deus com fé e entusiasmo, mas também há sempre os que se escandalizam diante das exigências do discipulado missionário. Porém, nunca podemos nos esquecer que somente Jesus tem palavras de vida eterna, e que só consegue ouvir as palavras de vida eterna quem crê firmemente que Jesus é o Santo de Deus e busca imitá-lo verdadeiramente na busca da santidade. Além dos que se escandalizam, há os medrosos, fracos e covardes e mesmo os traidores como Judas, filho de Simão Iscariotes. Mas há também aquelas que sabem dividir no bom sentido: dividem tarefas, funções, responsabilidades; dividem pão e os dons; dividem seu tempo, dedicando-se em várias frentes, serviços e ministérios, na família, na comunidade, na sociedade. Enfim, são lideranças positivas. Josué foi uma liderança positiva porque soube conduzir o povo de Deus com autoridade, sem ser autoritário. Jesus foi, é e sempre será a maior liderança que temos. Ele foi líder e ajudou a formar outros tantos líderes. Assim, a Igreja nasce sob a liderança dos Apóstolos e segue crescendo através de seus sucessores.

- Dentro do mês vocacional, queremos hoje, agradecer por esta multidão de leigos e leigas, particularmente catequistas, que ouvem e respondem afirmativamente ao chamado do Senhor, colocando-se a serviço das comunidades, na diversidade de ministérios e serviços para a edificação da Igreja e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Só quem se deixa seduzir por Jesus Cristo poderá viver com intensidade e alegria a sua vocação cristã e seu serviço na comunidade. Isto requer que nos encontremos com Jesus Cristo em Pessoa todos os dias em nossa família, através da oração, do diálogo, da leitura bíblica, fazendo do lar uma comunidade de fé e amor. Para que nos apaixonemos por Cristo e sua Palavra, é indispensável encontrá-lo semanalmente, com nossos irmãos, nos grupos, nos encontros de catequese, nas celebrações de nossa comunidade, alimentando assim a fraternidade e o compromisso com a fé, a vida de todos. Este é o único caminho para transformar nossa vida, renovar nossa maneira de pensar e agir, e sabermos distinguir o que é da vontade de Deus, o que bom, o que é correto e o que lhe agrada.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Tendo presente o tema do mês vocacional: “Pedi, pois, ao Senhor da messe”, com confiança, elevemos a ele as nossas preces rezando: Senhor, escutai a nossa prece!

1 – Pelo Papa Francisco e por toda a Igreja para que recomece sempre a partir de Cristo, buscando a experiência de um encontro com Ele em pessoa: Rezemos ao Senhor;                  

2 - Para que o nosso testemunho de discípulos e missionários de Cristo, leve a Palavra de Deus aos diferentes ambientes da sociedade. Rezemos ao Senhor;

3 – Por todos os nossos catequistas que atendem o chamado de Cristo, para que sejam profetas da alegria e da esperança. Rezemos ao Senhor;

4 – Por todos os que exercem Serviços e Ministérios em nossas comunidades, para que sempre se deixem iluminar pela Palavra de Deus. Rezemos ao Senhor.

PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador: Junto com o Pão e o Vinho, depositamos sobre o altar a vida e o ministério dos Catequistas, e todos aqueles que se colocam a serviço da vida de nossa comunidade, cantando.

 

COMUNHÃO

Animador: Já nos alimentamos na mesa da palavra, agora somos convidados a receber o Pão da Vida na mesa da Eucaristia, para termos forças e assim lutar para que haja o Pão de cada dia em todas as mesas. Cantemos.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais