Liturgia e comunicação, um diálogo para o nosso tempo
5º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação encerra neste domingo, em Aparecida
Foto: Divulgação
O programa Razões da Fé deste domingo fala sobre o 5º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que encerra neste domingo, em Aparecida. Foram convidados para essa reflexão, o padre Rafael Vieira Silva, assessor de Comunicação da CNBB, mestre em Teologia Moral e Master em Jornalismo Televisivo e Documentário, Moisés Sbardelotto, mestre e doutor em Ciência da Comunicação, pela Universidade Vale dos Sinos (Unisinos) e Frei José Moacir Cadenassi, formado em Teologia e Letrista, atua com a Pastoral da Música Litúrgica, e assessor de encontros de liturgia de música e apresentador de programas na Rádio Nove de Julho, viver a liturgia.
Texto para reflexão
Com o tema “Comunicação e Liturgia”, o 5º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), propos aprofundar a compreensão e o serviço da comunicação no campo da Liturgia na Igreja. Durante o encontro, ocorreram seminários temáticos e conferências, com presença de estudiosos e especialistas da Comunicação e Liturgia. Houve ainda a noite cultural, com workshop “Mão na massa na comunicação católica!”
Sobre o tema deste ano, “Comunicação e Liturgia”, o arcebispo Dom Darci, explica a necessidade de estudar essa dimensão na ação pastoral da Igreja. “Eu chamo a atenção para o fato que de o tema do nosso encontro é comunicação e liturgia, o foco está na comunicação. A transversalidade da Pastoral da Comunicação o deve estar presente em todas as outras pastorais, para que nenhum grupo pastoral se sinta isolado, mas integrado em um corpo evangelizador”, disse.
Ainda, segundo Dom Darci, a liturgia é essencialmente comunicação, pois comunica o mistério, que é também encontro com o outro. “O anúncio da Palavra de Deus é comunicação, outro exemplo muito simples é o uso do microfone e dos instrumentos que temos nas celebrações. Então todos esses são elementos interessantes para o nosso estudo na comunicação à serviço da liturgia”, pontua.
Comentários