Bispo Diocesano comenta excomunhão de pároco de Barracão da Igreja Católica
Fato tem movimentado a Igreja nos últimos dias
O Bispo Diocesano Dom Silvio Guterrez Dutra participou do programa Temática desta quarta-feira, 13/01. Entre os assuntos ele falou sobre o ano que inicia com a esperança por um mundo melhor, também sobre a devolução das instalações do Lar Divina Providência à paróquia, depois de 71 anos cedido a iniciativas solidárias e o principal tema foi a excomunhão do Padre João Carlos Zanella da Igreja Católica.
Em nota publicada nas redes sociais, Dom Silvio, informou a comunidade sobre o fato. João carlos está excomungado da Igreja Católica e, a partir deste momento nenhuma celebração feita por ele será reconhecida pela Igreja. Cita como exemplo matrimônios, batizados, bençãos e celebrações eucarísticas.
A decisão veio do próprio João Carlos, em pedir o desligamento da Igreja Católica e suspensão do Ministério Sacerdotal. Tendo em vista a publicação por parte do dele, o bispo entendeu a necessidade de tornar público a decisão em nota oficial.
Entre os motivos do desgaste na relação entre o padre e a Diocese está o pedido para concorrer ao cargo de prefeito de São João da Urtiga no ano passado. Segundo Dom Silvio, é proibido aos padres e diáconos que tenham filiação partidária. O motivo é para que os leigos tenham liberdade para entrar no partido que quiserem, sem ter influência, neste caso, dos religiosos.
Além disso, na nota ainda é citado a apostasia, que é renegar elementos da fé, e também o cisma, onde ocorre o assédio do padre às pessoas que seguem ele, para que também mudem de ideologia.
Diversos movimentos da Diocese também emitiram notas em apoio a decisão tomada.
Comentários