Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Vida
10:00:00
 
 

Liturgia especial para a Semana Nacional da Família

por João Romanini

Liturgia para o Nono Domingo do Tempo Comum, 11/08/2024

Foto: Divulgação

DÉCIMO NONO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 11/08/2024

 

(Preparar: Acolhida: Cartaz da Semana Nacional da Família. Ofertório: Pão)

 

ACOLHIDA

Animador: Bem-vindos, irmãos e irmãs! Estamos reunidos para celebrar o amor de Deus Pai em nossa vida. Ele nos deu seu filho Jesus como o Pão da Vida que nos sustenta na Fé e nos dá a salvação. Hoje, iniciando a semana Nacional da Família e celebrando o dia dos Pais, agradecemos a Deus pela vida de nossos pais e de nossas famílias. Iniciemos nossa celebração, com a apresentação do Cartaz da Semana Nacional da Família que traz como tema: “Família e amizade", acompanhando a procissão de entrada, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: Com o coração humilde, peçamos a reconciliação com o Senhor e com os irmãos:

- Pelas vezes que não fazemos do Evangelho orientação e luz para a nossa vida em família, Senhor tende piedade de nós.

- Pelas vezes que, como pais, não vivemos a missão de nutrir, educar e santificar as nossas famílias, Cristo tende piedade de nós.

- Pelas vezes que nos fechamos ao diálogo, à compreensão e ao perdão deixando de cultivar relações de amizade em nossas famílias, Senhor tende piedade de nós.

 

HINO DO GLÓRIA

Animador: Demos glórias a Deus pelos pais e famílias que vivem o amor, a ternura e a amizade que vem do Deus Trindade, cantando.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: 1Rs 19,4-8

Salmo Responsorial: "Provai e vede quão suave é o Senhor!"

Segunda Leitura: Ef 4,30-5,2

Evangelho: Jo 6,41-51

 

REFLEXÃO

- O Pão que necessitamos para viver, tanto material como espiritual, nos é fornecido por Deus, o Pai providentíssimo. Nada somos e temos por nossos próprios méritos. Tudo recebemos de Deus. Ele nos dá o Pão indispensável: seu Filho Jesus Cristo para a vida do mundo e para a vida eterna. Ele deseja que este Pão, tanto o terreno, como o do Céu, esteja na mesa de todas as famílias. Por isso, em seu Filho Jesus Cristo, nos ensina a expressão máxima do amor: a doação plena, a partilha.

- Na primeira leitura Deus dá alimento ao profeta Elias para que siga sua missão. Ele anda desanimado,  um tanto depressivo diante da perseguição e da ameaça de morte dos poderosos da época, na pessoa da rainha Jezabel. Sentindo-se amparado e alimentado por Deus, ele continua a sua missão profética na defesa da justiça, da vida e da dignidade do seu povo.

- No Evangelho, Jesus se apresenta como o Pão que desce do céu para alimentar-nos nos desertos da vida. Os fariseus, cegos, incrédulos e com o coração endurecido, longe de Deus, não reconhecem nele o enviado de Deus, veem nele um simples homem de quem conhecem a família. Também o perseguem e o ameaçam de morte. Mas ele não desiste. Segue até o fim sua missão, pois Deus está nele e promete a vida eterna a todos os que estiverem junto com ele, porque os fortalecerá na missão.

- Quando comungamos, nos alimentamos desse Pão do céu. É o Pão que nos dá força, que não nos deixa desanimar, que nos coloca em pé e mostra o caminho, que embora árduo e difícil, podemos percorrer. Esse Pão é compromisso, é parceria, é Deus conosco, e quem tem Deus consigo não fraqueja na missão.

-  Quantas vezes dizemos “Pai Nosso!”.  Também repetimos “O pão nosso de cada dia nos dai hoje!” As palavras PAI e PÃO estão ligadas na oração que Jesus nos ensina. Esse Pai que nos ama, quer que o Amor garanta o pão para todos.  Pão partilhado gera vida; pão acumulado gera morte e traz a dor. PAI!  Alimento espiritual. PÃO! Alimento material! PÃO e PAI, PÃO e PAZ, PÃO e JUSTIÇA, PÃO e IGUALDADE, PÃO e COMUNHÃO, PÃO e VIDA! Jesus, o PÃO DA VIDA! Feliz a família que se alimenta do PÃO DA VIDA! Que Ele abençoe os pais e todas as famílias! Amém!

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Apresentemos nossas orações e rezemos juntos: Concedei-nos, Senhor, o pão da vida!

1 – Fortalecei o nosso Papa Francisco e toda a vossa igreja para que se testemunhe com alegria e fidelidade o vosso Evangelho, rezemos.

2 – Pelas famílias, para que, espelhando-se na Família de Nazaré, encontrem as indicações necessárias para uma vida harmoniosa e digna, repleta de alegria, amizade e paz, rezemos.

3 – Por todos os pais, para que, pelo testemunho da fé e amor, sejam os primeiros e principais catequistas dos filhos, rezemos.

4 – No mês dedicado às vocações, pedimos ao Senhor da messe força e fé para responder com fidelidade ao chamado do Senhor, rezemos.

 

OFERTÓRIO

Animador: Jesus apresenta-se como o Pão da Vida. No altar do Senhor, oferecemos a vida de todos os pais que cumprem fielmente a missão de manter viva a amizade na família pela partilha do pão material e o pão espiritual, cantando

 

COMUNHÃO

Animador: A família se reúne ao redor da mesa para saciar a fome de pão e de amizade. Vamos receber o Pão da Eucaristia para sustentar o amor que não pode faltar em todas as mesas, cantanddo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais