Chefe do cartório eleitoral da 58ª zona orienta população sobre procedimento de votação nestas eleições
O tema foi destaque no programa Temática desta sexta-feira, 30/09.
As Eleições Gerais Brasileiras ocorrem no próximo domingo, 02/10. Vale ressaltar que o e-Título pode ser emitido através de aplicativo disponível na Google Play e App Store até está sexta-feira, 30/09. Através da aplicação é possível acessar o local de votação, consultar a situação e justificar a ausência. Vale ressaltar que, neste ano, a urna conta com um design e funcionalidades diferentes, além de novas tecnologias que, segundo o TSE, garantem mais velocidade no procedimento e menos filas.
É importante lembrar que o eleitor terá um segundo para conferir em qual candidato está votando. Durante este intervalo, nenhuma ação executada será válida, sendo que o voto pode ser corrigido ou confirmado após esse tempo.
Para falar sobre o tema, o chefe do cartório eleitoral da 58ª Zona, Rafael Marin Garcia, foi convidado ao programa Temática desta sexta-feira, 30/09. Na oportunidade, ressaltou que não é permitida a entrada do eleitor na cabine de votação com o celular. Ele reafirma, também, que houve este ano a implementação da inspeção de urna. Sendo assim, durante o fluxo de votação os mesários devem se dirigir até a cabine de votação enquanto esta estiver desocupada para verificar escritas feitas em volta da urna, objetos esquecidos ou outras irregularidades.
As seções eleitorais serão abertas às 8h e encerram os trabalhos às 17h do horário de Brasília, desde que não haja eleitores(as) na fila. O horário de votação será unificado em todo o país. Fazem parte da 58ª zona os municípios de Vacaria, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Esmeralda, Campestre da Serra e Pinhal da Serra.
Comentários