Marcha em Brasília também destaca o trabalho dos vereadores
Evento teve a cobertura da Tua Rádio a convite da Amucser
Foto: RD Fátima
A importância dos vereadores, inclusive para o movimento municipalista, ganhou destaque no maior evento municipalista nacional. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) da gestão 2018-2021, Glademir Aroldi, iniciou a plenária. “Nossa entidade é uma entidade de Municípios, portanto precisamos da participação e queremos a participação dos nossos vereadores”.
Aroldi fez questão de ressaltar que o cargo é muito importante para a estrutura federativa. “É aquele que faz a legislação do seu Município. Tudo que acontece no Munícipio passa pela Câmara Municipal de Vereadores, o orçamento, o Plano Plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias”, exemplificou. Ele destacou ainda que o movimento municipalista precisa do apoio dos legisladores para que novas conquistas venham a se tornar realidade.
Segundo o municipalista, o ano de 2017 foi muito bom para o municipalismo, em relação aos avanços obtidos por meio da pressão municipalista no Parlamento. E idealiza como o movimento teria maior alcance com a participação dos 58 mil vereadores, distribuídos nos 5.568 Municípios. E chamou atenção: “nós precisamos compreender que hoje eu posso estar na posição, mas, no próximo mandato, eu posso ser o chefe do Executivo”.
Diante dessa realidade da política nacional, Aroldi sinaliza que as ações estruturantes do movimento municipalista promovem melhorias tanto para gestão local como para a população brasileira. “Tem 2 mil projetos tramitando no Congresso Nacional que mexem com a vida dos Municípios, 400 importantes e 40 de extrema importância”, contou. “Se a gente estiver unido, focado na missão de fazer essa pauta andar, eu tenho certeza de que vamos melhorar muito a vida das pessoas”, salientou.
Participação
Antigo integrante do movimento, o vereador de Ibiruba (RS), Tuta Rebelato, alertou os colegas para a necessidade de integrar o municipalismo. Ele também aconselhou os participantes da XXI Marcha a levarem tudo o que aconteceu no evento para a população local. “Eu, quando volto a minha cidade, dou entrevista e falo tudo o que aconteceu aqui”. A presidente da Câmara de Vereadores de Esmeralda Jossemara Serafim da Motta ressaltou que está se fortalecendo o Movimento das Mulheres Municipalistas.
Comentários