Serranor debate cercamento eletrônico dos municípios da região
Um dos principais objetivos é combater o roubo de gado
Uma empresa de tecnologia apresentou aos vereadores de Vacaria e região e aos representantes dos órgãos de segurança um sistema de identificação de veículos que ingressarem nas cidades. A ideia com essa ferramenta é combater o abigeato. O assunto foi debatido durante um encontro que reuniu representantes da Associação dos Vereadores dos Campos de Cima da Serra e do Nordeste ( Serranor) dos prefeitos da região, Ministério Público e os órgãos de segurança. O monitoramento poderá auxiliar de forma expressiva tanto na prevenção como na repressão do abigeato que é o roubo de gado e outros.
Ficou acertado que a empresa após apresentar como funciona o sistema agora irá fornecer uma planilha de custos para instalação do sistema na região. A ideia é de buscar recursos através de emendas parlamentares e também dos orçamentos próprios das Câmaras Municipais para investir em softwares desenvolvidos especificamente para registrar imagens através de câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos da região.
O representante da empresa Foto Sensores de São Paulo, Paulo Fernandes Soares explica que o sistema inclusive pode ser instalado no interior dos municípios. O comandante do 10º BPM major Fabiano Paim observa que este tipo de monitoramento poderá acrescentar bastante no combate a criminalidade no geral. A Serranor é formada pelas Câmaras Municipais de Vacaria, Monte Alegre dos Campos, São José dos Ausentes, Campestre da Serra, Muitos Capões, Pinhal da Serra e Lagoa Vermelha.
*com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores
Comentários