"Nosso objetivo é assegurar uma eleição cristalina", afirma presidente do TRE-RS
Baixar ÁudioO desembargador abordou a responsabilidade dos meios de comunicação na checagem dos fatos e a importância da participação dos eleitores
Foto: Aldoir Santos/Tua Rádio
Na última sexta-feira, 02/08, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) esteve em Caxias do Sul para realizar o Seminário Diálogos Eleitorais: Eleições 2024. O evento foi uma parceria entre o TRE-RS e a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), com o apoio do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS (Sindirádio). O objetivo do seminário foi esclarecer aos radiodifusores e profissionais das emissoras de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral.
Em entrevista, o presidente do TRE-RS, desembargador Valtaire de Lima Moraes, relatou a importância da parceria com a imprensa para garantir eleições transparentes e informadas. "Nosso objetivo é assegurar uma eleição cristalina, limpa, serena, civilizada e que chegue ao eleitor toda a informação que deve ser veiculada de forma muito correta”, afirmou.
Moraes mencionou a existência do Comitê de Combate à Desinformação, que atua contra o mau uso da inteligência artificial, Deep Fake e Fake News. Além disso, há o Comitê de Enfrentamento à Fraude à Cota de Gênero, que visa garantir uma participação substancial de mulheres nas eleições. A conversa entre o TRE-RS e os veículos de comunicação também abordou a responsabilidade dos meios de comunicação na checagem dos fatos e a importância da participação ativa dos eleitores.
A campanha eleitoral de 2024 inicia no dia 16 de agosto. A partir do dia 30 do mesmo mês, começa o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, em dois horários: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
Comentários