Estiagem causa graves problemas de abastecimento nos Campos de Cima da Serra
Baixar ÁudioA prolongada estiagem no estado vem trazendo graves consequências à região dos Campos de Cima da Serra. No que diz respeito ao agronegócio, os setores de grãos e da fruticultura contabilizam prejuízos em toda a região, assim como a pecuária, onde diversas propriedades não têm mais água para os animais nem para o consumo humano.
Tendo a atual situação em vista, as prefeituras da região têm trabalhado para auxiliar a população. Em Campestre da Serra, a administração está utilizando Caminhões Pipa para tentar atender a demanda. Segundo o secretário de agricultura do município, Tairo Balardin, a preocupação é crescente, também, com relação à safra da uva.
O cenário em Esmeralda é semelhante, sendo que existem moradores dependendo da busca de água em outras propriedades. Conforme o prefeito João Pereira, a disponibilidade de água para os animais e para o cultivo de grãos está prejudicada. Ele afirma que estão acontecendo tratativas com a Emater para definir os próximos passos a fim de evitar maiores prejuízos.
Na última semana o município de Monte Alegre os Campos, também, em decorrência da falta de chuvas, decretou situação de emergência em determinadas localidades.
Comentários