Associações de recicladores encontram dificuldade com a grande quantidade de material orgânico recebido
Comunidade deve ter mais atenção nos horários e dias de coleta do lixo
As associações de recicladores de lixo de Vacaria estão tendo dificuldades em encontrar os materiais próprios para reciclagem. Com o advento da pandemia, foi constatado o aumento na produção de lixo orgânico, porém, ele não pode ser reciclado. Causando apenas aumento na mão de obra e nenhum retorno financeiro.
A presidente da associação de recicladores São Francisco de Assis, Clarice Mathias, afirma que a população está fazendo a separação correta, tendo em vista que os lixos vem separados, porém as sacolas são coletadas todas na mesma leva. Ela pede mais atenção para a comunidade, nos horários de colocar o lixo para fora de casa, para facilitar a separação posteriormente.
Já para Fabiana Zanetti, da Associação de Recicladores Renascer, o objetivo é conscientizar a população para melhorar a chegada do material na reciclagem. Ela também afirma que o material orgânico somente gera trabalho e não traz renda. Atualmente são nove pessoas que trabalham com ela, há dois anos.
É essencial que a comunidade atente para os dias e horários em que a coleta é realizada nos bairros da cidade, para dar o destino correto do lixo no município.
Comentários