Médico veterinário fala sobre a grande presença dos pumas na região dos Campos de Cima da Serra
Baixar ÁudioAnimal capturado na semana passada no bairro Jardim dos Pampas foi devolvido ao habitat natural
A captura de um leão baio em meio ao bairro Jardim dos Pampas de Vacaria completa uma semana. Uma operação que mobilizou órgãos de segurança, médicos veterinários e biólogos. Após mais de 12 horas, o felino foi sedado, passou por exames e depois devolvido ao seu habitat natural.
O médico veterinário Gabriel Fiamenghi, especializado no atendimento de animais silvestres e exóticos e também responsável técnico pelo Zoológico da UCS em Caxias do Sul, participou diretamente de todo o processo final da ocorrência. Em entrevista à Tua Rádio Fátima na manhã desta terça-feira, 06/06, ele falou que o animal, por ser jovem, devia estar aprendendo a caçar e provavelmente se perdeu da sua rota natural e veio parar na cidade.
Gabriel ressalta que o puma era saudável e não apresentou risco à população. Outro ponto importante que foi citado é de que ele não ataca animais domésticos para se alimentar.
Os Campos de Cima da Serra são um dos locais que mais registra a presença do puma concolor no Rio Grande do Sul, muito em função das características da região. No jardim zoológico da UCS até o mês de março, havia um animal que tinha sido encontrado no ano de 2003 pela Patram em Vacaria. Ele morreu aos 19 anos em função de uma insuficiência renal. Atualmente o exemplar que está no zoológico em Caxias do Sul veio do Gramado Zoo e também foi encontrado inicialmente em nosso município às margens da BR-285 em 2020.
Comentários