Sistema de acumulação de água bruta recebe ampliação em Vacaria através de açudes
O objetivo é ter dentro da bacia de captação, o mesmo volume de água existente na barragem para evitar problemas futuros
Está em andamento o projeto de ampliação do sistema de acumulação de água bruta em Vacaria. A transposição de água dos rios do Socorro e do Quebra Dentes tornou-se inviável devido ao alto custo de execução das obras. A partir disso, a Corsan iniciou um estudo com demais órgãos e observou ser possível a retirada de água de açudes que estão dentro da área da bacia de captação, principalmente no Parque Nicanor Kramer da Luz e também na área industrial.
O secretário municipal da agricultura, Pingo Rezende, e o gerente da Corsan, Alberto Carlos Paganella, participaram do programa Temática desta terça-feira, 1º/06 para falar a respeito do projeto. Na oportunidade, Paganella informou que a iniciativa ocorre após um longo estudo e experiência no segmento. A ideia é ter dentro da bacia, o mesmo volume de água existente na barragem.
Desde o dia três de maio está sendo transferida a água do açude do Parque Nicanor Kramer da Luz. O objetivo é secá-lo e após, ser feita uma limpeza por parte da Secretaria de Agricultura para que seja ampliada a capacidade de armazenamento. Outro que passará pelo mesmo processo é o açude localizado após a área de acampamentos do rodeio, como informa o secretário Pingo.
Participam da iniciativa a Corsan, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, CIC e a UCS Campus Vacaria.
Comentários