Vacaria está entre os dez municípios brasileiros que integram o projeto Semear Digital da EMBRAPA
A pesquisadora explica como o projeto funcionará, tendo por base a conectividade, o uso das tecnologias digitais e a realização de capacitações com os produtores.
Pesquisadores da Embrapa Agricultura Digital, de Campinas (SP) estão em Vacaria nesta semana para iniciar ações de inclusão digital com pequenos e médios produtores de pequenas frutas e maçã. Além de Vacaria, o projeto Semear Digital acontece em outros nove municípios brasileiros.
A Dra. Luciana Alvim Santos Romani é pesquisadora da Embrapa Agricultura Digital e está em Vacaria para realizar, juntamente com outros profissionais incluindo da Embrapa Uva e Vinho, diagnósticos socioeconômicos e identificar os pontos focais, além das propriedades rurais de referência. A pesquisadora explica como o projeto funcionará, tendo por base a conectividade, o uso das tecnologias digitais e a realização de capacitações com os produtores.
A reportagem da Tua Rádio Fátima questionou a pesquisadora sobre o que levou a Embrapa Agricultura Digital a realizar as atividades com produtores de Vacaria. Luciana Romani enaltece que foram considerados indicadores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a educação, economia e a quantidade de pequenos produtores somaram para que o município fizesse parte da iniciativa.
O coordenador local do projeto Semear Digital é o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Luciano Gleber. Em entrevista à Tua Rádio Fátima, ele reforça que outro ponto positivo para o projeto se estabelecer em Vacaria está na presença da Embrapa no município. Ele reforça que em toda a região sul do país, somente o município fará parte do projeto.
Após o término dos diagnósticos serão definidas as propriedades que atuarão como Distritos Agrotecnológicos para o desenvolvimento do projeto. O Semear Digital vai explorar a agricultura digital inclusiva em seu potencial de reduzir assimetrias de mercado, buscando o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva.
Texto: Tua Rádio Fátima com informações da Embrapa
Comentários