Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Memória da reunião técnica do projeto de qualificação de cadeia produtiva do queijo artesanal Serrano

por João Pedro Minella

No dia 27/10/2021 aconteceu a Reunião Técnica do Projeto de Qualificação da Cadeia Produtiva do Queijo Artesanal Serrano. O evento, promovido pela Prefeitura de São José dos Ausentes com apoio do Escritório Municipal da Emater e Regional de Caxias do Sul, aconteceu no Parque de Rodeios Hercilino Batista Nunes, em São José dos Ausentes.

Estiveram presentes pecuaristas familiares da região, integrantes do Projeto, Silvana Covatti-Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS-SEAPDR, Helena Rugeri-Superintendente do Ministério da Agricultura no RS, Edmilson Pelizari-Presidente da Emater, Flávio Smaniotto-Diretor do Departamento de Agroindústria e Agricultura Familiar da SEAPDR, secretários municipais de Agricultura, associações de prefeitos, entre outras autoridades.

Na ocasião os kits de Boas Práticas de Agropecuária (BPA) e Boas Práticas de Fabricação (BPF) foram entregues pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) para as famílias e técnicos presentes. “Nós temos que buscar a qualidade do nosso produto para disputar mercado tanto no Brasil quanto no exterior. A fabricação do queijo serrano é uma prática bicentenária, merece a atenção da Secretaria da Agricultura e terá todo nosso apoio para o crescimento e desenvolvimento dos produtores e da região”, disse Silvana Covatti. “Nós trabalhamos diretamente na Indicação Geográfica do Queijo Artesanal Serrano anunciado em 2020, no Selo Arte, e agora com o Sisbi-POA, para criar toda a estrutura para manter a qualidade do produto e dar segurança sanitária aos consumidores e segurança econômica aos produtores”, destaca a superintendente do Mapa no Rio Grande do Sul, Helena Rugeri.

O Técnico da Emater, Orlando Junior Kramer Velho destacou o andamento do Projeto, do qual é o Coordenador Regional, com a realização do acompanhamento de 50 propriedades no RS, com a realização de análises de água, leite e queijos, que servem para monitorar a qualidade do produto, com foco na inclusão das queijarias na legalização.

O Prefeito Ernesto Valim Boeira falou da importância que tem o Queijo Artesanal Serrano no desenvolvimento da região, com foco na produção familiar, e que deve primar pela qualidade e pela segurança aos consumidores, se dispondo a contribuir para o pleno desenvolvimento da cadeia Produtiva.

Na oportunidade, Ernesto entregou ofício em nome da AMUCSER, como Presidente para a criação de um Escritório Regional da Emater dos Campos de Cima da Serra, o que foi acolhido pela Secretária Silvana Covatti e pelo Sr. Edmilson Pelizari, Presidente da Emater.

O Prefeito dispôs o município para sediar o ESREG.

Ernesto reforçou a necessidade de mais um técnico da Emater para o município, o que foi encaminhado alguns meses antes ao presidente da Emater

 

Informações: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de São José dos Ausentes

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais