Mel gaúcho está entre os dez melhores do país, segundo CNA
Baixar ÁudioAdriana De Bortoli da Silva está presente na Expointer
Duas agroindústrias produtoras de mel do Rio Grande do Sul – Apiário Cambará e Apicultura do Máximo – estão entre as dez melhores do país e entre as cinco melhores na categoria Mel Claro do Brasil, segundo o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. O resultado foi divulgado no início de agosto. Foram inscritos e avaliados 297 tipos de mel pelo júri técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Agora, os dez melhores estão classificados para a próxima etapa, a do júri popular, prevista para o próximo dia 28/08.
Adriana De Bortoli da Silva, proprietária da Apicultura do Máximo, localizada em Jaquirana, explica que o negócio começou quando se casou com seu marido, que, por sua vez herdou a profissão do bisavô, pioneiro no segmento em Cambará do Sul. A família já está na quinta geração de apicultores, e após um processo de profissionalização e cursos, inclusive proporcionado pelo Sebrae RS, Adriana diz que o negócio cresceu.
“Em 2008 começamos com o trabalho na apicultura, e em 2014 ocorreu a construção da nossa agroindústria familiar. Em 2019, meu marido faleceu devido a um acidente, mas, mesmo assim, optei por ficar e prosseguir no negócio. Temos focado muito em melhorar e aprimorar e contamos muito com a parceria do Sebrae RS. Essa premiação em nível nacional do CNA é uma vitória muito grande. Aquele trabalho realizado lá atrás, com foco na apicultura, tem tendo resultado agora. Minha filha e eu continuamos tocando a agroindústria com a ajuda da minha mãe e meu genro, e não podemos deixar de destacar a força da mulher no empreendedorismo e no meio rural”, destaca Adriana.
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também os Selos de Participação Ouro, Prata e Bronze.
Comentários