CIC se posiciona contra a possível construção de presídio federal em Vacaria
Entidade fez pesquisa sobre os impactos com a construção da penitenciária
A Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) é contra a instalação de um presídio federal em Vacaria. A proposta foi defendida pelo prefeito Amadeu Boeira que inclusive semana que vem deverá receber o secretário de Segurança Cesar Schirmer para mostrar a área e o interesse do município em ter a penitenciária. A CIC fez um estudo dos aspectos positivos e negativos em Catanduvas no Paraná que foi uma das primeiras cidades brasileiras a ter um presídio neste formato. Conforme Paulo Vasquez é mais prejuízo do que benefícios para o desenvolvimento do município.
Embora Catanduvas tenha apenas 10 mil habitantes o que se observou foi uma fuga de empreendedores após a construção do presídio. O presidente da CIC de Vacaria destaca que saneamento básico em Catanduvas e a construção de um hospital que seriam obras compensatórias nunca foram realizadas. A ideia de que os agentes federais movimentam a economia da cidade também não procede, pois, eles preferem deixar as famílias em centro maiores até por questão de segurança.
Paulo Vasquez acrescenta que pelo relatório que recebeu com as informações dos impactos com a construção do presídio federal, a entidade se opõe a essa ideia e sugere que a administração faça um amplo debate com a comunidade. O dirigente observa que um possível bônus seria a operacionalização do aeroporto mas que não garantirá que companhias aéreas optem por realizar voos para Vacaria. Existe necessidade de demanda para que isso ocorra.
Comentários